O TROTE SOLIDÁRIO E SUSTENTÁVEL “O PAPEL DO CALOURO DA UFPA”COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA UFPA

    Sem natureza

    16/08/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    A Semana do Calouro é um evento realizado por Instituições de Ensino Superior (IES) para dar as boas vindas aos alunos após o processo seletivo. É um momento especial em que o aluno entra em um estágio mais avançado de sua vida estudantil. A Prefeitura da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA), vem participando da programação oficial com atividades que priorizam a temática socioambiental. Tal participação visa incentivar as práticas que buscam conduzir a sustentabilidade no ambiente universitário e fora dele. Desde 2012 vem promovendo, juntamente com Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA (CCSS), o trote solidário e sustentável intitulado “O Papel do Calouro da UFPA” cujo, duplo sentido remete a responsabilidade social e ambiental daqueles que adentram numa universidade pública: sua relação de com uma parcelada de trabalhadores que tem, naquilo que é jogado fora pela sociedade, sua principal fonte de renda.

    O que motivou a iniciativa

    A ideia nasceu da constatação de técnicos da Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura da UFPA que, se uma grande quantidade de papel é gerada até se alcançar uma vaga no ensino superior, por que não dar um destino útil a todo o material acumulado durante anos de estudos? E por que não destiná-los às associações e cooperativas atendidas pela UFPA, por meio do Decreto 5.940? Foi então que nasceu o título: "O Papel do Calouro da UFPA", dando não apenas um duplo sentido ao título mas, uma gama de possibilidades de ser trabalhado e embutir conceitos como o de responsabilidade institucional e de pertencimento aos novos alunos. O o sentido literal da palavra, ou seja, o de separar o papel que foi utilizado para a aprovação no vestibular. O outro sentido é do compromisso com o meio ambiente e com os catadores ao evitar que uma grande quantidade de papel fosse parar no Lixão do Aurá. Ao entregar o papel separado, em suas casas, para os catadores de materiais recicláveis, o calouro tem o poder de transformar papel em cidadania. É a responsabilidade socioambiental dos alunos que estão ingressando na UFPA, marcando a sua chegada.

    Principais resultados

    Uma vez que a PNRS proíbe a criação de novos lixões, o Trote Solidário e Sustentável da Prefeitura da UFPA representou um ganho ambiental, pois contribuiu com que – em apenas uma semana – mais de 1 tonelada de papel deixasse de ir para o Lixão do Aurá no primeiro ano de trote. O Lixão do Aurá é o local onde os resíduos sólidos urbanos produzidos na Região Metropolitana de Belém são despejados a céu aberto. Com a PNRS, esse tipo de destinação será proibido até meados de 2014. Com a realização da ação, a participação da comunidade universitéria será aumentada e as cooperativas receberão anualmente uma quantidade significativa de papéis, além do que recebem por semana. O trote também vem contribuir com a responsabilidade compartilhada, como consta na PNRS, uma vez que envolve a sociedade como um todo. Nessa nova forma de gestão integradora, os órgãos públicos são chamados a possibilitar a participação da sociedade no processo de tomadas de decisão das demandas sociais.

    Desafios Enfretados

    Um dos desafios encontrados durante a implantação da prática foi com relação à infraestrutura oferecida no local para recepcionar os calouros. Para tentar resolver os problemas encontrados, penso-se em buscar nas respostas dos próprios voluntários do trote, as resposta. Foi solicitado aos voluntários o preenchimento de um questionário como instrumento de avaliação. O questionário objetivou melhorar e corrigir eventuais falhas de planejamento durante as atividades realizadas na Semana do Calouro da UFPA. Outro desafio será ampliar o número de parcerias, principalmente com empresas locais.

    Lições aprendidas

    A prática é passível de acompanhamento e avaliação mesmo sendo um evento anual. A primeira versão, em 2012, serviu como um projeto piloto, pois não houve tempo hábil para um planejamento que contemplasse uma divulgação satisfatória. Além do trote propriamente dito, a Semana do Calouro organizada pela Prefeitura demonstrou que pode ter vários desdobramentos abrindo um leque para outras atividades, entre elas: - Palestras organizadas pelas educadoras ambientais da CMA, a convite dos Centros Acadêmicos, informando sobre temáticas socioambientais; - Participação da equipe organizadora da ação nas Orientações Acadêmicas nas faculdades, levando informações sobre a importância da participação de todos no Programa Coleta Seletiva Solidária por meio do trote e o engajamento nas atividades em projetos sustentáveis oferecidos pela CMA. A estrutura melhorou sensivelmente em 2014 ficando mais adequada para a prática no . Mesmo com todas as dificuldades, o objetivo foi alcançado: obter a repercussão necessária para o Trote Solidário e Sustentável: O Papel do Calouro da UFPA. Esta repercussão está apresentada no resultado das entrevistas, nos e-mail e telefonemas recebidos. Algumas lições foram aprendidas para os próximos trotes. As sugestões dos voluntários foram anotadas e servirão de base para que a ação seja cada vez mais ampliada. Os recursos financeiros para a confecção dos novos banners serão obtidos por meio da Pró-Reitoria de Administração. Os alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental continuarão atuando como voluntários para o próximo evento, haja vista o interesse demonstrado na avaliação realizada com eles. Para a implantação da prática se faz necessário, sobretudo, a organização de uma equipe interessada e comprometida com a promoção da modernização da gestão e na inserção de uma cultura institucional. Esta equipe, dependendo da realidade de cada órgão, poderá estar estruturada em setores, como as Coordenadorias de Meio Ambiente ou em comissões. A experiência em questão é passível de ser replicada em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) uma vez que, para a admissão de novos alunos, o trote é uma prática bastante utilizada. Sua operacionalização requer apenas o envolvimento de alunos veteranos para que a mobilização junto aos calouros para as boas vindas e o recebimento do papel aconteça.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Universidade Federal do Pará
    CNPJ
    34621748000123
    Endereço
    Rua Augusto Corrêa, 01 - Bairro do Guamá - CEP 66.075 - 110
    Equipe Técnica
    Lúcia de Fátima Almeida e Liana Maria Machado Figueira

    Categorias

    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Executivo - Federal

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas